Decoração

Tem que ter tapete: 25 ambientes inspiradores

novembro 23, 2016

Assim como a moda, a decoração tem ficado mais livre, heterogênea e autêntica nos últimos anos. As pessoas passaram a transmitir seus valores, gostos e estilos de vida aos ambientes em que vivem. Afinal, a gente passa tanto tempo no trabalho, na faculdade, no trânsito, no supermercado etc. que quando chegamos em casa queremos nos sentir energizados e aconchegados. O tapete, na minha opinião, é um dos elementos fundamentais para esse acalento ~~ Quem não ama pisar descalço no tapete e sentir sua textura? ~~ Eles também ajudam no conforto acústico e térmico. Há algumas regrinhas básicas para a disposição das peças – que possuem ampla variedade de tamanhos, formatos, materiais, texturas, cores e estampas -, de modo a tornar os ambientes mais seguros e harmônicos (veja no final do post). Mas o que importa mesmo é usar a criatividade e se sentir feliz com o resultado <3

Veja 25  ambientes que ganharam personalidade com a ajuda de tapetes incríveis e super em alta.

  • Estilo moderno (Estampas geométricas e listras, com duas cores ou mais)
1

1. via Petite Interior Co.

© 2015 Ana Mello

2. via Casa de Valentina / Por Ana Mello

3

3. via Pinterest

6

4. via Casa de Valentina

 

Nesse tipo de tapete, com estampas coloridas e dinâmicas, é preciso tomar mais cuidado com o entorno. Os outros elementos da decoração têm que estar em sintonia com a peça, que, por si só, causa bastante impacto. Há projetos de design e decoração de interiores, por exemplo, que começam a partir da escolha do tapete. Mas, em geral, o item é um dos últimos a ser definido, arrematando o ambiente.

14

5. via Casa de Valentina

12

6. via Pinterest

4

7. via The Design Chaser / Por Michelle Halford

 

  • Felpudos, com cores neutras
8

8. via Pinterest

5

9. via Casa Vogue

 

  • Lisos, com cores neutras (Colaboram com a sensação de amplitude)
9

10. via Pinterest

13

11. via Pinterest

 

  • De pele (sintético, please!)
28

12. via Pinterest

10

13. via Pinterest

 

  • Sobrepostos (O ideal é misturas estilos, mas equilibrando estampas e cores; uma das peças precisa ser mais neutra. Outro cuidado importante é a sintonia com as almofadas, que ficam bem próximas visualmente)
19

14. via Casa de Valentina

20

15. via Le Petit Chouchou

 

  • Estilo boho (Cores vivas, estampas florais, desenhos orgânicos, abstratos e étnicos etc.)
11

16. via Pinterest

21

17. via Casa e Jardim

22

18. via Pinterest

24

19. via Pinterest

27

20. via Pinterest

 

  • Estilo nórdico, escandinavo, minimalista… (Estampas geométricas, abstratas, cores neutras – predomínio do preto e branco).
17

21. via Pinterest

25

22. via Planete Deco

23

23. via Pinterest

29

24. via Pinterest

30

25. via West Elm

Como usar?

Sala de estar

Uma das funções do tapete é demarcar o espaço. Alguns profissionais de decoração e design recomendam que ele tenha dimensão suficiente para que sofá, poltronas e mesas laterais fiquem em cima dele. Caso sua sala seja pequena, e você não tenha tantos móveis, deixe pelo menos 30 cm de tapete de cada lado do sofá. O mais importante é que ele não fique desproporcional ao ambiente e, principalmente, ao sofá, como se fosse um tapete esquecido no piso.

Sala de jantar

O ideal é cada borda ter pelo menos 70 cm a mais do que a área ocupada pela mesa. Aqui, a questão é, além de visual, de segurança. Com a tática, é possível arrastar as cadeiras sem que enrosquem no tapete.

Quarto

Se não der para ter a cama toda sobre o tapete, uma boa solução é colocar um tapete retangular no sentido contrário a ela, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente. E tapetinho do lado da cama? Só se tiver uma boa proporção em relação à cama ou ter muuuuuuuita personalidade. Caso contrário, vai ficar com cara de tapetinho de banheiro.

Bom, agora é usar a fita métrica e planejar sua compra. Mas, se preferir, siga sua intuição e desejo e seja feliz! <3

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply